quinta-feira, 13 de maio de 2010

Danças de origem africana

Danças de Umbigada

As danças de umbigada ou sambas, rementem a uma ampla coleção de danças e ritmos afro-brasileiros derivados do semba, proveniente do atual território Angolano. O ritmo, originalmente associado à cultos à fertilidade, caracteriza-se pelo forte carácter lascivo da evolução e o movimento de choque entre os umbigos de dois dançantes - de onde advém o seu nome, que significa o que gira em torno do umbigo ou umbigada. No Brasil escravagista, o semba tornou-se uma forma de expressão extremamente popular entre os escravos congo-angolanos, que o inseriam em contextos de celebrações afro-católicas e candomblecistas, além festividades de cunho essencialmente profano.

Os dançantes, geralmente, se dispõem em roda, e acompanham os instrumentos musicais ao som de palmas. A cada vez, um dançarino é convidado a ir ao centro da roda por meio de uma umbigada, onde dança até umbigar um outro integrante, e assim reiniciar todo o ciclo. Predominantemente feminina, a evolução da dança marca-se pelo energético balançar das saias, um característica ibérica que se mantém em boa parte dos sambas e se combina ao uso de instrumentos improvisados, como pratos comuns e pedaços de troncos ocos. São exemplos de danças de umbigada:

Certas danças, tais como o Samba carioca, o Carimbó e suas respectivas vertentes, podem ser, ao menos teoricamente, classificadas como danças de umbigada, pois, embora tenham perdido o movimento tradicional com o umbigo ao longo da evolução histórica, conservam um número expressivo de características que as descrevem como tal.

A

B

C

D

E

F

G

J

L

M

N

P

Q

R

S

T

V

X

Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário